fbpx

O que fazer em uma crise de ansiedade

Popularmente podemos dizer que a ansiedade é caracterizada por uma preocupação intensa, excessiva e persistente de situações do cotidiano. A ansiedade também é definida a partir da literatura científica como um sentimento desagradável de medo e apreensão derivado da antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

É certo dizer que temos uma ansiedade normal, que está vinculada ao bem-estar físico, mental, social e ao equilíbrio emocional, onde é vivenciada uma ansiedade controlada e essencial para a saúde mental do indivíduo. Mas, e quando perdemos este controle sobre a ansiedade? Infelizmente, é comum que isso aconteça, pois vivemos cada vez mais em uma sociedade urgente, rápida e ansiosa.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Na ansiedade as manifestações variam ao longo do tempo e é possível perceber alguns sintomas, como inquietude, cansaço, dificuldade de concentração, tensão muscular, insônia, sudorese e irritabilidade, por exemplo.

A ansiedade se torna um transtorno quando ocorre com muita frequência e é tão intensa e duradoura que acaba interferindo em atividades normais do dia a dia e, algumas vezes, pode ser acompanhado por sintomas físicos, como falta de ar, tontura, batimentos cardíacos rápidos, sudorese e/ou tremor.

Confira 5 dicas para auxiliar no manejo da ansiedade

  • Exercício físico aeróbico/aeróbio. Pesquisadores concluíram que esse tipo de exercício produz redução da ansiedade com resultados parecidos com as estratégias de relaxamento e meditação. Você pode pular corda, dançar, pedalar, subir e descer escadas, entre outros;
  • Técnicas de respiração. Essas técnicas auxiliam a controlar as reações e manejar os sentimentos. Procure um profissional habilitado para iniciar um tratamento específico para o seu caso;
  • Alimentação equilibrada. Procure introduzir em suas refeições alimentos ricos em magnésio, ômega 3 e fibras. Estes nutrientes podem ser encontrados em nozes, abacate, castanhas, camarão, peixes, feijão, lentilha, pães, linhaça, aveia, milho e também na apresentação de suplementos alimentares.
  • Leitura. Recomendada por psicólogos, uma boa leitura em um lugar calmo e tranquilo pode auxiliar a diminuir os níveis de estresse e ansiedade.
  • Utilização de plantas. Algumas plantas são amplamente conhecidas e utilizadas em apresentação de medicamentos fitoterápicos para auxiliar no manejo da ansiedade, como a Passiflora incarnata, famoso Maracujá, popularmente utilizado para auxiliar no manejo da insônia, irritabilidade, agitação nervosa e ansiedade, por exemplo.

Como ajudar alguém que está passando por uma crise de ansiedade?

Durante uma crise de ansiedade, vários pontos são importantes para prestarmos atenção e ajudarmos alguém. Abaixo listamos 3 pontos fundamentais:

  • Ajude a diminuir o ritmo da respiração. Principalmente durante as crises, converse para que a pessoa foque na inspiração e expiração com calma, enchendo completamente os pulmões para oxigenar o organismo.
  • Ajude a relaxar. Faça com que a pessoa preste atenção em si mesma e perceba se não está contraindo as costas ou ombros, ajude a pessoa a “soltar seu corpo” e relaxar os músculos.
  • Ajude a usar a imaginação guiada. Peça para a pessoa fechar os olhos e, em uma conversa calma e tranquila peça para que projete sua mente para um lugar que lhe traga paz, aproveitando o momento.

Quais profissionais podem ajudar em um momento de ansiedade?

Cada indivíduo possui um manejo diferente quando o assunto é ansiedade e são levados em consideração diversos aspectos importantes, mas de forma geral uma equipe multidisciplinar é fundamental, desde um médico psiquiatra, um nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta, farmacêutico, entre outros. Assim, a equipe consegue atender o paciente em todas as áreas.

Caso tenha dúvidas, procure um profissional de saúde habilitado para uma orientação individualizada para o seu caso.

 

Referências

  • Associação Brasileira de Psiquiatria. Transtornos de Ansiedade: Diagnóstico e Tratamento. 2008.
  • Rolim, JA. Oliveira, AR. Batista, EC. Manejo da ansiedade no enfrentamento da Covid-19. Revista de Enfermagem e Saúde Coletiva, v.4, n.2, p.64-74, 2020.
  • Araújo, SRC. Mello, MT. Leite, JR. Transtornos de ansiedade e exercício físico. Rev. Bras. Psiquiatr, v.29, n.2, 2007.
  • UFRGS. Saúde Mental – Ansiedade.
Mayo Clinic wants to make Rochester a global medical destination. But who benefits? mk 677 blood pressure kahler inn and suites – mayo clinic area ?292. rochester hotel deals & reviews – kayak
vente de testosterone en injection – mariagE | H?bergement Web testosteron pleisters kopen acheter testosterone en france – elizabethte | h?bergement web

Gostou da leitura? Compartilhe!

POSTS RECENTES

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.